Muitas dúvidas existem com relação a termos utilizados por especialistas no que diz respeito aos cuidados que devemos ter com nossa pele. Termos as vezes desconhecidos para pessoas que não são técnicas da área.
Para ajudá-las a entender melhor, vou deixar aqui uma lista de termos comuns para que se possa entender mais sobre as terminologias utilizadas nos cuidados básicos com a pele.
Acne – uma condição de pele que apresenta impurezas (cravos, espinhas, cistos) e que possivelmente é produzida pelo excesso de proteínas de queratina, bactérias e oleosidade em alguns folículos pilosos.
Antioxidantes – agem como defensores contra os radicais livres.
Colágeno – uma proteína fibrosa da derme responsável pela firmeza e elasticidade da pele.
Comedogênico – que obstrui os poros causando acnes e cravos. A maioria das formulações de nossos produtos não é comedogênica.
Derme – camada de células situada sob a epiderme.
Emoliente – um ingrediente ou produto que mantém a umidade da pele, fazendo com que ela fique mais suave. Os hidratantes do Programa para o Cuidado Clássico da Pele Mary Kay e alguns produtos para o Cuidado Personalizado da Pele apresentam essa característica.
Epiderme – a camada exterior da pele, de regeneração permanente. A camada superior de células é constituída por células mortas. Embaixo dela existem células vivas que afloram à superfície, para depois morrerem e descamarem.
Esfoliante – um ingrediente ou produto (por exemplo, um creme de limpeza com grânulos) usado para remover as células mortas da superfície da epiderme.
Fotoenvelhecimento – linhas de expressão, rugas e áreas pigmentadas causadas pela exposição excessiva ao sol, e que não estão relacionadas com o envelhecimento cronológico.
Hidratante – um ingrediente que restaura a umidade ideal da pele.
Melanina – o pigmento de cor café escuro ou preto, responsável pela cor da pele.
Não-comedogênico – caracteriza um produto que, através de testes clínicos, demonstrou não obstruir os poros.
pH – uma medida da acidez ou alcalinidade. Pelo fato dos produtos com pH alto (alcalino) ou baixo (ácido) serem fortes para a pele, muitos produtos Mary Kay® para Cuidados da Pele apresentam um pH equilibrado para serem compatíveis com o nível de pH da pele.
Pele sensível – sofre irritações com os fatores ambientais ou com os produtos tópicos (de uso externo). A maioria dos produtos Mary Kay® são apropriados para a pele sensível.
Queratina – uma proteína forte e fibrosa que forma parte da camada exterior da epiderme, do cabelo e das unhas.
Radicais Livres – moléculas instáveis e reativas produzidas nas reações químicas normais do corpo e que podem atacar as estruturas celulares, alterando potencialmente a elasticidade e firmeza da pele.
Sebo – substância oleosa natural produzida pelas glândulas sebáceas que agem como umectante natural da pele. As quantidades excessivas de sebo podem contribuir para o aparecimento da acne. Os limpadores Mary Kay® removem o excesso de sebo sem ressecar a pele.
Tecido adiposo – tipo de tecido contendo gordura acumulada que provê suporte, age como isolante e fonte de energia para o corpo.
Bjokas. Drikka
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Uau! comentários super profissionais. Interessante.
Ótimas informações!
oii tudo bem ?
adorei o blog, tenho um parecido, vamos trocar?
http://euamomakeup.blogspot.com
Beijoss
PS: to te seguindo ja!
Como ainda tenho 23 anos não possuo tantas linhas de expressão, mas com essas dicas fica mais fácil saber como prevení-las e procurar os produtos certos para isso.
Sofro com esse tal "Fotoenvelhecimento"...Ai minha pele!!!
Adorei ,pelo menos assim eu entendo o que os produtos devem fazem .
Valeu.
Oi querida como gosto muito do seu blog te inclui nos escolhidos pra um selindo lindooo....passa la no meu blo pra pegar...bjo
dicas muito boas!!!
adorei!
beijo!
Postar um comentário