quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Glossário dos Cuidados com a pele

Muitas dúvidas existem com relação a termos utilizados por especialistas no que diz respeito aos cuidados que devemos ter com nossa pele. Termos as vezes desconhecidos para pessoas que não são técnicas da área.

Para ajudá-las a entender melhor, vou deixar aqui uma lista de termos comuns para que se possa entender mais sobre as terminologias utilizadas nos cuidados básicos com a pele.

Acne – uma condição de pele que apresenta impurezas (cravos, espinhas, cistos) e que possivelmente é produzida pelo excesso de proteínas de queratina, bactérias e oleosidade em alguns folículos pilosos.

Antioxidantes – agem como defensores contra os radicais livres.

Colágeno – uma proteína fibrosa da derme responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Comedogênico – que obstrui os poros causando acnes e cravos. A maioria das formulações de nossos produtos não é comedogênica.

Derme – camada de células situada sob a epiderme.

Emoliente – um ingrediente ou produto que mantém a umidade da pele, fazendo com que ela fique mais suave. Os hidratantes do Programa para o Cuidado Clássico da Pele Mary Kay e alguns produtos para o Cuidado Personalizado da Pele apresentam essa característica.

Epiderme – a camada exterior da pele, de regeneração permanente. A camada superior de células é constituída por células mortas. Embaixo dela existem células vivas que afloram à superfície, para depois morrerem e descamarem.

Esfoliante – um ingrediente ou produto (por exemplo, um creme de limpeza com grânulos) usado para remover as células mortas da superfície da epiderme.

Fotoenvelhecimento – linhas de expressão, rugas e áreas pigmentadas causadas pela exposição excessiva ao sol, e que não estão relacionadas com o envelhecimento cronológico.

Hidratante – um ingrediente que restaura a umidade ideal da pele.

Melanina – o pigmento de cor café escuro ou preto, responsável pela cor da pele.

Não-comedogênico – caracteriza um produto que, através de testes clínicos, demonstrou não obstruir os poros.

pH – uma medida da acidez ou alcalinidade. Pelo fato dos produtos com pH alto (alcalino) ou baixo (ácido) serem fortes para a pele, muitos produtos Mary Kay® para Cuidados da Pele apresentam um pH equilibrado para serem compatíveis com o nível de pH da pele.

Pele sensível – sofre irritações com os fatores ambientais ou com os produtos tópicos (de uso externo). A maioria dos produtos Mary Kay® são apropriados para a pele sensível.

Queratina – uma proteína forte e fibrosa que forma parte da camada exterior da epiderme, do cabelo e das unhas.

Radicais Livres – moléculas instáveis e reativas produzidas nas reações químicas normais do corpo e que podem atacar as estruturas celulares, alterando potencialmente a elasticidade e firmeza da pele.

Sebo – substância oleosa natural produzida pelas glândulas sebáceas que agem como umectante natural da pele. As quantidades excessivas de sebo podem contribuir para o aparecimento da acne. Os limpadores Mary Kay® removem o excesso de sebo sem ressecar a pele.

Tecido adiposo – tipo de tecido contendo gordura acumulada que provê suporte, age como isolante e fonte de energia para o corpo.

Bjokas. Drikka

8 comentários:

Unknown disse...

Uau! comentários super profissionais. Interessante.

Vanessa disse...

Ótimas informações!

Thaís Santos Oliveira disse...

oii tudo bem ?
adorei o blog, tenho um parecido, vamos trocar?
http://euamomakeup.blogspot.com

Beijoss

PS: to te seguindo ja!

Juliana disse...

Como ainda tenho 23 anos não possuo tantas linhas de expressão, mas com essas dicas fica mais fácil saber como prevení-las e procurar os produtos certos para isso.

Regina disse...

Sofro com esse tal "Fotoenvelhecimento"...Ai minha pele!!!

Farmácia UBS 4 Planaltina disse...

Adorei ,pelo menos assim eu entendo o que os produtos devem fazem .
Valeu.

Patricia Teodozio disse...

Oi querida como gosto muito do seu blog te inclui nos escolhidos pra um selindo lindooo....passa la no meu blo pra pegar...bjo

Verónica Frágola disse...

dicas muito boas!!!
adorei!
beijo!

 
©Todos os direitos reservados. Drikka Make Up
Desenvolvido por WF.com - wfpontocom@gmail.com